quinta-feira, 22 de março de 2012

Redes Sociais - Vantagens e Desvantagens para as Empresas


Nas conversas que mantemos com os nossos clientes e potenciais clientes notamos desde há alguns meses uma preocupação comum no que diz respeito ao marketing na Internet - devemos ou não estar nos sites de redes sociais? Devemos ou não devemos ter perfil no Facebook, no LinkedIn, criar um utilizador no Twitter, desenvolver um canal no Youtube, etc?
A resposta simples e direta é SIM, devemos! Mas como em tudo existem vantagens e desvantagens em estarem presente nas Redes Sociais, pontos mais positivos e outros menos positivos. Por isso o mais importante é que antes de tomar qualquer decisão a empresa e os seus responsáveis analisem e ponderem o que melhor serve essa empresa no atual momento.

Antes de enumerar algumas das vantagens e desvantagens da presença de uma empresa numa rede social deixem-me fazer uma nota prévia: não avancem para as redes sociais sem antes terem definido uma estratégia e um plano de marketing para essa presença. Definam objetivos, recursos e métricas de desempenho. E tratando-se de uma atividade de marketing e comunicação não se esqueçam de integrar a estratégia de Social Media com a restante Estratégia de Marketing, mantenham a consistência da mensagem em todos os meios, incluindo as redes sociais.
Deixamos em seguida aquelas que são, em nossa opinião, algumas das Vantagens e Desvantagens do uso das Redes Sociais para as Empresas.

Vantagens:

1 - Estar onde os clientes estão. Os canais de redes sociais contam com a presença regular de milhões de utilizadores. Desde as novas gerações aos mais idosos, muitas pessoas passam horas da sua vida em sites como Facebook e Twitter, a ver vídeos no Youtube, a partilhar fotografias no Flickr. 

2 - Coloca a empresa frente a frente com o seus clientes. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas, são recentes e muito comentadas em todo os níveis. Estão associadas a "Novas Tecnologias", modernidade, futuro, interatividade. São valores que transmitem uma imagem positiva, dinâmica e atual.

3 - Canal de comunicação aberto. Comentários e opiniões, um canal de interação com os clientes, potenciais clientes e a sociedade em geral, que funciona 24h por dia, sete dias por semana.
4 - Contribui para um bom posicionamento nos motores de busca. Certamente que já reparou que quando pesquisa algo no Google que algumas das sugestões são Blogues, Vídeos,paginas no Facebook, etc. Ter um site pode não ser suficiente para obter um bom ranking para aquelas palavras-chave que lhe interessam, a "guerra" de conteúdos é bem mais extensa.

5 - É barato. Se considerarmos o potencial de visualizações, cliques, interação com a marca proporcionada pelas redes sociais, e compararmos o seu custo com o potencial para os mesmos resultados noutros meios de comunicação tradicionais, concluiremos que o investimento continua a ser mais barato.

Desvantagens: 

1 - Estratégia difícil de conceber. As redes sociais atingem públicos diferentes, que utilizam formas diferentes de se comunicar (texto, fotos, vídeos, jogos, Quizzs, blogues, etc). Isto torna difícil decidir para onde ir, o que fazer e com que dimensão. Conselho: comece por definir objetivos, analise que sites melhor servem esses objetivos, decida a estratégia e mantenha-se fiel a sua estratégia.

2 - Consome muito tempo. como o nome indica nas redes socias existe uma socialização, pressupõe-se uma interatividade entre os seus membros. A partir do momento em que uma empresa está presente não pode ficar quieta e calada, não basta criar o perfil e deixar andar. E isso requer tempo, muito tempo, todos os dias.

3 - A mensagem não é totalmente controlada pela empresa. As redes sociais permitem comentários às mensagens ou itens publicados, e esses comentários são visíveis por todos os  membros. Quando recebemos um comentário positivo ele fica visível para todos, quando o comentário é negativo também.

4 - Balanço entre pessoal e comercial. Temos que nos lembrar que a maioria das pessoas que freqüentam as redes sociais estão lá por razões pessoais, de lazer. A maioria não está interessada em ser aliciada para uma compra nesse momento, mas pode estar interessada em saber a opinião dos outros acerca de um produto ou serviço. É preciso que as empresas tenham sensibilidade para contribuir para a rede social sem arriscarem demais e invadirem o espaço pessoal dos membros que aceitaram conviver online com essa empresa.

5 - Não estar é uma desvantagem.
 Apesar dos possíveis desafios e obstáculos que é preciso contornar, não estar presente nas redes sociais é sempre uma desvantagem. Não estar onde estão nossos clientes, fornecedores, concorrentes, amigos e conhecidos é estar caminhando para o fracasso. Imagine esse cenário na vida real!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;