terça-feira, 29 de maio de 2012

Empresas no Facebook: perfil ou fanpage?




Com frequência nos deparamos com perfis de empresas no Facebook enviando solicitações de amizade. Porém o Facebook possui um serviço específico para empresas que são as Fan Pages. Confira neste post criado por Raquel Camargo do Blog Utilidades Úteis e Fúteis quais as diferenças entre um perfil e uma fanpage.
  • Empresa do Seu Zé quer ser seu amigo.
  • Açougue do Tio Souza quer ser seu amigo.
  • Fã Clube Luiz Caldas quer ser seu amigo.
Esse tipo de solicitação no Facebook é frequente, e me deixa perplexa. Por que isso acontece tão frequentemente? Ao indagar essa minha revolta no Twitter percebi que muita gente que trabalha com social media não sabe a diferença de Perfil para Fan Page e/ou não reconhece o papel de cada uma. Com base nisso, resolvi fazer esse post e defender meu ponto de vista.
Vamos lá. Você tem uma empresa ou está aí atuando no mercado de social media e quer marcar presença no Facebook. Para você chegar nesse ponto, suspeito que você já pensou direitinho se o Facebook é realmente uma rede social adequada para o negócio e quais as métricas que você vai usar para trabalhar. Sendo assim, vamos às justificativas de forma didática…
Empresas no Facebook: Fanpage ou perfil?

Resposta: Fanpage!

Por que fazer uma Fanpage para a empresa, e não um perfil?

1- Linguística
A relação de um perfil do Facebook com o de outro usuário é a de AMIZADE.

O significado do substantivo masculino amigo, nesse sentido, é diretmente ligado à uma pessoa. Quem é amigo, sustenta uma relação com alguém. Ainda não tive uma amiga torneira, loja ou mesa. Logo, perfis do Facebook são para pessoas!

2- Limitações de vínculos
Parece que o Facebook não bota fé no papo do Roberto Carlos de ter um milhão de amigos http://www.youtube.com/watch?v=fj8Ge_0rWqs&feature=related.

Quando se tem um perfil de usuário por lá é possível ter “apenas” 5 mil amigos. Ou seja, quando tua empresa chegou nesse número você vai fazer o que? Ter síndrome de Orkut e criar 10 perfis da empresa, que sempre estarão lotados das mesmas pessoas?

Se a empresa tem uma página, o problema não existe. A relação não é de amizade mas de “admiração”, digamos. O usuário (esse sim, pessoa física) curte a sua marca, produto, etc. A sua Fanpage vai poder receber infinitos “jóinhas” sem transtorno!

3- Administração
Imagina você administrando um perfil da uma empresa famosona, que todo mundo “curte”. Aí você, profissional de mídias sociais, vai receber um zilhão de pedidos de amizades por dia e vai ter que clicar um a um para aceitá-los.
Assim, o usuário que deseja ter alguma relação com a sua marca não precisar esperar o seu “aceitar”, com a FanPage, ele poderá curtir, ou seja, criar o vínculo que deseja com a página sem depender de alguma ação sua.

4- Estatísticas
No fundo, é isso que o seu chefe vai te cobrar, não é mesmo? Relatórios com números, métricas, estatísticas!
Se você trabalha com um perfil e for fazer esse trabalho vai passar um aperto para fazer um relatório digno, pois não consegue ter com facilidade o controle de interações (curtir, visualizações, etc).

Agora, se estamso falando de uma FanPage, tudo muda. Como a função dela é especialmente para essa situação institucional, o próprio Facebook mastiga e nos dá relatórios através do Insights. Existem outros aplicativos que dão mais dados ainda! Depois fica por sua conta interpretar os dados.

5- URL personalizada
Se a página tiver pelo menos 25 seguidores você pode criar um endereço personalizado. Basta ir nessa página e definir o nome de utilizador, igualzinho como se faz em um perfil de usuário.
Exemplo: facebook.com/empresacasadamaejoana

6- Promoções e eventos
Não faltam aplicativos para criarmos promoções nas FanPages.
Além disso, é possível promover eventos por lá também.

7- Anúncios
O Facebook têm programas de venda de anúncios para páginas. Ou seja, caso queira divulgar alguma ação específica ou simplesmente a própria página, você terá recursos prontos para fazê-lo e avaliá-lo.

8- Atualizações e gerenciamento
Com um perfil você vai ter que compartilhar a senha com o coleguinha que ajuda no trabalho de mídias sociais.
Com a Fanpage você não precisa disso, pois é possível acrescentar administradores à página. Assim, toda a equipe terá autonomia para deixar a casa em ordem, apagando possíveis spam’s, respondendo comentários e enviando atualizaçõe com o nome da empresa.

9- Atualização colaborativa
Afinal, qual é o vínculo que você quer ter com o seu público? Quando alguém curte a página da empresa, ela pode publicar fotos, textos e vídeos sem limitações naquele espaço, que é de todos.

10- Aplicativos
Além dos já citados aplicativos de promoção, é fácil associar outras funções na página com aplicativos. Por exemplo, o RSS Grafitti vai ajudar a levar leitores para a sua página principal publicando as atualizações!
Além disso, com um bom planejamento (e orçamento também é bom) é possível criar o seu próprio aplicativo e agregar ainda mais à experiência do usuário. Exemplo? A Coca-Cola tem um tanto de usos diferenciados dentro da FanPage.

11- A Lei do Facebook
Você leu a Política de Uso do Facebook antes de criar o perfil da empresa? Não? Um atalho então, retirado da página de ajuda do site.
A conta que criei para promover meus negócios, banda ou outra organização foi desativada. O que fazer?
Resposta do Facebook: De acordo com a nossa Declaração de direitos e responsabilidades, os perfis do Facebook devem representar um indivíduo. Não é permitido que os usuários mantenham uma conta sob o nome de uma organização ou usem contas pessoais para fazer propaganda ou promovê-los profissionalmente. Se o seu perfil foi listado sob um nome de um indivíduo ou usado primeiramente para promoção profissional, esse é provavelmente o motivo pelo qual ele foi removido.

Ok, encerro aqui meus argumentos.

Se você ainda vai começar a trabalhar com isso, é só ir na página de criação de Fanpages. Agora, se você se convenceu de que o melhor para o seu trabalho é manter uma FanPage e não um perfil, porém, já havia criado a página da empresa como a de um usuário comum, há uma segunda chance: você pode solicitar a migração do perfil para a página empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;