segunda-feira, 26 de março de 2012

Porque minha empresa precisa de um blog corporativo

Potenciais consumidores
Temos, segundo o Ibope, 80 milhões de brasileiros conectados através da internet; acredito que o número real de usuários, aqueles que acessam mais de uma vez por semana, chegue a 40 milhões, mesmo sendo menor do que o propagado pelo instituto, demonstrando  um potencial enorme para geração de negócios.
Para ser encontrado por esses “consumidores” é necessário ter um espaço, podendo ser um site convencional, um blog, um portal ou qualquer outra ferramenta digital, como um e-commerce, por exemplo. Serviços esses que a Cliente Nosso oferece para seus clientes desde o suporte na alimentação até mesmo a própria administração e criação do blog.

Comportamento do usuário
O comportamento do usuário mudou muito nos últimos anos – primeiro ele apenas lia o conteúdo publicado como se estivesse lendo um jornal, depois começou a produzir e hoje estamos na era do compartilhamento. Daí a necessidade de abrir espaço para comentários nos canais, bem como oferecer meios para que os visitantes enviem o conteúdo para suas redes.

Comportamento das empresas
As empresas também amadureceram – no início bastava estarem presentes na web, como se fossem um cardápio online, onde, se o usuário desejasse, pegaria o telefone e faria contato. Com a banda larga e inovações tecnológicas, os sites passaram a permitir e desejar a interação dos usuários. Contudo, toda essa interação não mostrou o retorno financeiro desejado para os investimentos realizados, o que nos levou a outra necessidade, a ativação.
Repare que as melhores páginas que você visita agora dispõem seus produtos de forma profissional, têm espaço para interação, mas sempre objetivam a comercialização, muitas delas sem a necessidade de interação humana.
Um dos problemas para quem investe é a dispersão do usuário. Diferentemente da televisão, onde o espectador assiste um canal de cada vez, o usuário da web está com o foco dividido em diversos canais, abrindo dez janelas simultaneamente. Como resolver isso para promover a ativação?

O conteúdo é a chave
É através de um conteúdo bem produzido, com informações que refletem valor, que deixamos claro o propósito e a ação desejada. É importante que a mensagem esteja disposta de forma simples. Assim, mesmo com a dispersão, o objetivo terá chance de ser alcançado.

Ganhos com mídia social: engajamento
A internet, se bem utilizada, pode se tornar uma ferramenta importante para alavancar negócios. A mídia social tem características que possibilitam:
  • Promover seus produtos/marcas
  • Pesquisar o mercado (concorrência, consumidores, influenciadores)
  • Agrupar simpatizantes
  • Promover ações de ativação
  • Monitorar possíveis oportunidades e ameaças
Como pode reparar, alguns dos pontos têm relação com outras mídias, mas existem elementos que mostram que o ganho principal é diferente.
As mídias tradicionais têm excelência no broadcast, ou seja, na disseminação de uma mensagem, mas têm dificuldade quando desejam o engajamento do espectador. Na televisão, por exemplo, o comportamento de quem assiste é extremamente passivo, diferentemente da internet. O ativação na web está na distância de um botão, o usuário já está no ambiente, pode efetuar uma compra ou realizar outra tarefa com facilidade.

Blogs: o meio certo para o fim
Lembrando que a internet é apenas um meio para uma finalidade, é aí que entram os blogs corporativos. Se já ficou claro que para obter êxito você terá que captar a atenção dos usuários e que, para isso, terá que fazer um bom conteúdo, os blogs são um ótimo caminho para disponibilizar o que foi produzido.
Anúncios perdem seu efeito assim que sua campanha acaba, não levando mais ninguém ao destino desejado. Porém, o conteúdo publicado em um blog permanece “encontrável” pelo tempo que for desejado. Se você entender o que seu público deseja, ele te encontrará através de alguma busca.

Tempo médio de retorno
Esse tipo de resultado leva tempo, não menos que seis meses, muito por conta da quantidade de conteúdo publicado necessária para aparecer nos resultados das buscas feitas em sites como Google e Bing. Publicando conteúdo três vezes por semana, provavelmente terá retorno em 12 meses. Para maximizar as buscas do consumidor é sempre importante trabalhar com os Links Patrocinados, que facilitarão as a procura de conteúdo relevante para seu consumidor.

Investimentos

Autodidata. Se você tem conhecimentos digitais e quer um blog, basta entrar no WordPress.com e abrir um. Não será necessário contratar ninguém. A ferramenta é gratuita, mas se você pagar uns trocados terá direito a mexer nos layouts básicos, mais espaço no servidor e também poderá usar um endereço próprio. Não gastará nem R$ 100,00 por mês.

Agências de comunicação. Considero a melhor opção para quando o empresário não quer ter dor de cabeça. Geralmente as agências pensam mais em resultados e formas para chegar neles do que na plataforma tecnológica, portanto, a chance de seu canal ser bem visitado é muito maior quando projetado para isso.

Conteúdo. Você mesmo pode gerar seu conteúdo ou contratar um profissional para realizar a tarefa. Um texto convencional custa em torno de R$ 40,00, se for técnico deve chegar a R$ 150,00. Se resolver contratar uma pessoal em tempo integral, o salário, em regime CLT, deverá ficar entre R$ 1.500,00 e R$ 4.000,00, dependendo do nível do profissional e da região.

Texto editado por Alexandre Américo (Cliente Nosso)  Retirado de Webinsider

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